"Por que será que meu filho está sempre doente?" Esse questionamento muitas vezes está presente nos pensamentos dos papais e mamãe.
Dores de garganta, tosse e febre acendem um sinal de alerta para os pais!
Na maior parte das vezes, quadros infecciosos são comuns na primeira infância.
Nessa etapa, o sistema imunológico ainda está em formação por meio da diferenciação de células e anticorpos. Ao nascimento, o bebê tem um arsenal de anticorpos maternos, que o protegem principalmente até os 6 meses de idade.
Com o passar do tempo, ele passa a depender de seus próprios anticorpos, que são produzidos em resposta às vacinas e à exposição aos microrganismos.
Esse processo ocorre quando a criança começa a frequentar creches, shoppings, diferentes ambientes, sendo assim, é esperado mesmo um aumento de infecções. É como se fosse um treinamento para a imunidade. Aos poucos, ela fica mais eficiente, aprende a reconhecer e combater vírus e bactérias. (Clique aqui e entenda como nosso sistema imune funciona)
Para ajudar na resistência, é importante caprichar na alimentação, evitando déficits de nutrientes. A vacinação em dia também é fundamental!
Mas fique atento! Sinais como a ocorrência de duas ou mais pneumonias em um ano, uma infecção grave ou otites, sinusites, abscessos e diarreias recorrentes exigem uma investigação mais aprofundada e devem ser discutidas com o pediatra durante as consultas de rotina.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco nos telefones: 4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044
Comments