top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucas Naufel

Porque será que meu filho sempre está doente?

"Por que será que meu filho está sempre doente?" Esse questionamento muitas vezes está presente nos pensamentos dos papais e mamãe.


Dores de garganta, tosse e febre acendem um sinal de alerta para os pais!


Na maior parte das vezes, quadros infecciosos são comuns na primeira infância.



Nessa etapa, o sistema imunológico ainda está em formação por meio da diferenciação de células e anticorpos. Ao nascimento, o bebê tem um arsenal de anticorpos maternos, que o protegem principalmente até os 6 meses de idade.


Com o passar do tempo, ele passa a depender de seus próprios anticorpos, que são produzidos em resposta às vacinas e à exposição aos microrganismos.


Esse processo ocorre quando a criança começa a frequentar creches, shoppings, diferentes ambientes, sendo assim, é esperado mesmo um aumento de infecções. É como se fosse um treinamento para a imunidade. Aos poucos, ela fica mais eficiente, aprende a reconhecer e combater vírus e bactérias. (Clique aqui e entenda como nosso sistema imune funciona)


Para ajudar na resistência, é importante caprichar na alimentação, evitando déficits de nutrientes. A vacinação em dia também é fundamental!


Mas fique atento! Sinais como a ocorrência de duas ou mais pneumonias em um ano, uma infecção grave ou otites, sinusites, abscessos e diarreias recorrentes exigem uma investigação mais aprofundada e devem ser discutidas com o pediatra durante as consultas de rotina.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco nos telefones: 4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044

468 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page