Para uma boa alimentação do bebê, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) priorizam o Aleitamento Materno Exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, a criança deve receber somente o leite materno e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção apenas para medicamentos ou em casos que as fórmulas infantis estejam indicadas.
O leite humano fornece para a criança até os seis meses de vida os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, água) de forma suficiente em quantidade e em qualidade e com segurança microbiológica.
Amamentar é um ato de amor que traz benefícios para a mãe e para a criança!
Benefícios para mãe: reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ajuda a perder o peso adquirido durante a gestação, melhora o vínculo afetivo mãe-filho, ajuda na regulação adequada dos hormônios maternos, entre outros benefícios.
Benefícios para a criança: favorece um bom desenvolvimento/crescimento prevenindo a má nutrição (obesidade e desnutrição), previne diabetes, hipertensão, síndrome metabólica. Além disso, a criança amamentada é mais segura do ponto de vista emocional/afetivo.
Até os seis meses, deve-se ingerir apenas o leite materno. Já após o seis meses, somente o leite humano não será suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais e manter o crescimento adequado. Além disso, há a necessidade de uma alimentação diferente da consistência líquida para que haja o aprendizado da mastigação e desenvolvimento adequado da arcada dentária e ainda, desenvolver um bom comportamento alimentar.
O comportamento alimentar é desenvolvido em grande parte no primeiro ano de vida.
Ele deve ser composto por um alimento de cada grupo apresentado abaixo:
- Cereais, tubérculos
- Leguminosas
- Legumes, verduras e frutas
- Carne ou ovo
Recomendações importantes:
- Lavar bem os alimentos retirando a sujeira, larvas, insetos, etc.
- Cozinhar bem os alimentos. No caso de legumes e verduras, preferir o cozimento no vapor.
Tipo de Alimento para crianças de 06 a 12 meses de vida:
- Até completar 6 meses: Aleitamento materno exclusivo
- Ao completar 6 meses novos alimentos serão acrescentados, com tipos e consistências diferentes, e aos poucos ficarão igual ao prato de um adulto.
Converse com seu pediatra nas consultas mensais, ele ensinará como introduzir os alimentos de maneira adequada.
Comments