Buscar
  • Lucas Naufel

Alimentação Saudável para Crianças e Bebês

Para uma boa alimentação do bebê, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) priorizam o Aleitamento Materno Exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, a criança deve receber somente o leite materno e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção apenas para medicamentos ou em casos que as fórmulas infantis estejam indicadas.


O leite humano fornece para a criança até os seis meses de vida os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, água) de forma suficiente em quantidade e em qualidade e com segurança microbiológica.


Amamentar é um ato de amor que traz benefícios para a mãe e para a criança!


Benefícios para mãe: reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ajuda a perder o peso adquirido durante a gestação, melhora o vínculo afetivo mãe-filho, ajuda na regulação adequada dos hormônios maternos, entre outros benefícios.


Benefícios para a criança: favorece um bom desenvolvimento/crescimento prevenindo a má nutrição (obesidade e desnutrição), previne diabetes, hipertensão, síndrome metabólica. Além disso, a criança amamentada é mais segura do ponto de vista emocional/afetivo.


Até os seis meses, deve-se ingerir apenas o leite materno. Já após o seis meses, somente o leite humano não será suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais e manter o crescimento adequado. Além disso, há a necessidade de uma alimentação diferente da consistência líquida para que haja o aprendizado da mastigação e desenvolvimento adequado da arcada dentária e ainda, desenvolver um bom comportamento alimentar.


O comportamento alimentar é desenvolvido em grande parte no primeiro ano de vida.

Ele deve ser composto por um alimento de cada grupo apresentado abaixo:

- Cereais, tubérculos

- Leguminosas

- Legumes, verduras e frutas

- Carne ou ovo


Recomendações importantes:

- Lavar bem os alimentos retirando a sujeira, larvas, insetos, etc.

- Cozinhar bem os alimentos. No caso de legumes e verduras, preferir o cozimento no vapor.


Tipo de Alimento para crianças de 06 a 12 meses de vida:

- Até completar 6 meses: Aleitamento materno exclusivo

- Ao completar 6 meses novos alimentos serão acrescentados, com tipos e consistências diferentes, e aos poucos ficarão igual ao prato de um adulto.


Converse com seu pediatra nas consultas mensais, ele ensinará como introduzir os alimentos de maneira adequada.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo