Buscar
  • Lucas Naufel

Alimentação Saudável para Crianças e Bebês

Para uma boa alimentação do bebê, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) priorizam o Aleitamento Materno Exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, a criança deve receber somente o leite materno e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção apenas para medicamentos ou em casos que as fórmulas infantis estejam indicadas.


O leite humano fornece para a criança até os seis meses de vida os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, água) de forma suficiente em quantidade e em qualidade e com segurança microbiológica.


Amamentar é um ato de amor que traz benefícios para a mãe e para a criança!


Benefícios para mãe: reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ajuda a perder o peso adquirido durante a gestação, melhora o vínculo afetivo mãe-filho, ajuda na regulação adequada dos hormônios maternos, entre outros benefícios.


Benefícios para a criança: favorece um bom desenvolvimento/crescimento prevenindo a má nutrição (obesidade e desnutrição), previne diabetes, hipertensão, síndrome metabólica. Além disso, a criança amamentada é mais segura do ponto de vista emocional/afetivo.


Até os seis meses, deve-se ingerir apenas o leite materno. Já após o seis meses, somente o leite humano não será suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais e manter o crescimento adequado. Além disso, há a necessidade de uma alimentação diferente da consistência líquida para que haja o aprendizado da mastigação e desenvolvimento adequado da arcada dentária e ainda, desenvolver um bom comportamento alimentar.


O comportamento alimentar é desenvolvido em grande parte no primeiro ano de vida.

Ele deve ser composto por um alimento de cada grupo apresentado abaixo:

- Cereais, tubérculos

- Leguminosas

- Legumes, verduras e frutas

- Carne ou ovo


Recomendações importantes:

- Lavar bem os alimentos retirando a sujeira, larvas, insetos, etc.

- Cozinhar bem os alimentos. No caso de legumes e verduras, preferir o cozimento no vapor.


Tipo de Alimento para crianças de 06 a 12 meses de vida:

- Até completar 6 meses: Aleitamento materno exclusivo

- Ao completar 6 meses novos alimentos serão acrescentados, com tipos e consistências diferentes, e aos poucos ficarão igual ao prato de um adulto.


Converse com seu pediatra nas consultas mensais, ele ensinará como introduzir os alimentos de maneira adequada.

193 visualizações

(11) 4799-1444 / (11) 4799-1469 / (11) 4798-1044 / (11) 4798-1385

Rua Navajas, 365 - Centro,  Mogi das Cruzes - SP, 08710-250