Como prevenir seu filho da gripe?

Atualizado: 27 de abr. de 2018

Estamos entrando na época mais fria do ano, e junto com ela vem a Gripe, motivo de preocupação entre os pediatras.

E por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre ela.

Você sabe o que é a Gripe?

A gripe é uma doença infecciosa viral que afeta os pulmões e causa pneumonia.

Quem é que causa gripe? É um vírus? Uma bactéria?

Ela é causada por diversos tipos do vírus Influenza. Dentre eles, existem 4 tipos que são os mais comuns e que felizmente constam na vacina quadrivalente contra a gripe:

. Dois do tipo A: H1N1 e H3N2

. Dois do tipo B: Victoria e Yamagata.

E como que eu pego a Gripe?

Esses vírus são transmitidos tanto pelo contato com gotículas por tosse, espirros e beijos, como também por contato com as mãos em lugares contaminados e por a mão em locais contaminados e depois leva-la a boca ou nariz.

Mas como saber se eu ou meus filhos estão com gripe?

Ela geralmente se apresenta com febre alta, tosse, dor no corpo, dor de garganta e indisposição.

Crianças pequenas, principalmente aquelas abaixo de dois anos de idade estão mais vulneráveis a terem quadros mais graves da Gripe, como intensa falta de ar e necessidade de cuidados médicos intensivos.

E em alguns casos, a Gripe pode se complicar e levar o paciente a sérias complicações ou até mesmo a óbito.

Portanto em casos de suspeita de gripe, procure um pediatra para uma avaliação detalhada.

Quem deve se preocupar?

Todos devem evitar a Gripe, pois todos estão susceptíveis a ela. No entanto, alguns grupos, ou por terem a imunidade imatura ou debilitada, estão sob maior risco de terem suas complicações, como as crianças abaixo de 2 anos, as gestantes e os idosos.

Qual o tratamento para a Gripe?

Não existe um tratamento específico e eficaz contra o vírus Influenza. Os medicamentos como anti-inflamatórios ou analgésicos são usados apenas para aliviar os sintomas, assim como a lavagem nasal, porém nenhum deles combate diretamente a doença.

O que pode ser feito?

A principal forma de proteção contra a Gripe é sem dúvida a prevenção, e a melhor forma de prevenção é a Vacinação.

A vacina contra a gripe não é a mesma todos os anos; ela é produzida para combater os tipos do vírus Influenza mais comuns daquele determinado ano e sua eficácia dura em torno de 6 meses (os períodos de maior circulação do vírus). Por isso devemos receber a vacina anualmente nos períodos que antecedem o outro e inverno.

Ela pode ser encontrada em duas composições:

QUADRIvalente: disponível nas clínicas particulares, protege contra todos os 4 tipos mais comuns do vírus Influenza que foram citados aqui, e por isso é a mais indicada.

TRIvalente: disponível na rede pública, protege contra três tipos do vírus Influenza.

Além da vacinação, é importante sempre cobrir a boca e o nariz antes de espirrar, lavar bem as mãos (dica: tenha um álcool gel com você), e evitar locais aglomerados, e assim evitar a disseminação do vírus.

Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Em caso de sintomas de gripe, procure um pediatria. Para mais informações, converse com seu pediatra.