Como conversamos em nossa matéria a respeito da gripe, as estações de outono e inverno chegaram, com isso as doenças respiratórias se tornam frequentes, e quem mais sofre com isso são os bebês e crianças pequenas.
Por isso hoje vamos falar e tirar algumas dúvidas sobre a Bronquiolite, conhecida e temida por muitos pais.
- Você sabe o que é a Bronquiolite?
A Bronquiolite é uma infecção viral comum no inverno, que afeta bebês menores de 2 anos de idade, geralmente menores de 6 meses.
- Quem causa a Bronquiolite?
Ela pode ser causada por diversos vírus. O mais comum chama-se Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas outros como o Influeza, Parainfluenza, Metapneumovírus, Coronavírus, Adenovírus.. entre outros, também podem causar a Bronquiolite.
- E quais são seu sintomas?
A Bronquiolite na maioria dos casos se comporta como um resfriado, com febre baixa nos primeiros dias, nariz escorrendo e tosse leve, com piora dos sintomas depois de 3 a 5 dias, e melhora em mais ou menos uma semana.
No entanto, apesar da maioria dos casos serem leves, durante os dias de piora, entre o 3o e o 5o dia, alguns bebês podem ficar com muita falta de ar e dificuldade para mamar ou se alimentar, necessitando de cuidados médicos mais intensivos.
Quanto menor o bebê, maior a chance da Bronquiolite complicar. Por isso devemos sempre ficar atentos aos sinais de alarme como dificuldade para respirar, respiração muito rápida ou tosse intensa e procurarmos o pediatra ao primeiro sinal de gravidade.
- Qual o tratamento para Bronquiolite?
Infelizmente ainda não temos um tratamento eficaz contra a Bronquiolite, por isso, as medidas feitas são para garantir uma hidratação e alimentação adequada e para aliviar os sintomas, como a lavagem nasal.
- Como prevenir a Bronquiolite?
Não existe uma vacina que proteja contra a Bronquiolite, sendo assim, o ideal é que se lave bem as mãos (dica: use álcool gel), evite lugares muito cheios, e cuide para que as visitas lavem bem as mãos antes de ter contato com seus bebês.
Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Em caso de sintomas de bronquiolite, procure um pediatria. Para mais informações, converse com seu pediatra.
Comments