top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucas Naufel

Saiba mais sobre a bronquiolite

Como conversamos em nossa matéria a respeito da gripe, as estações de outono e inverno chegaram, com isso as doenças respiratórias se tornam frequentes, e quem mais sofre com isso são os bebês e crianças pequenas.

Por isso hoje vamos falar e tirar algumas dúvidas sobre a Bronquiolite, conhecida e temida por muitos pais.


- Você sabe o que é a Bronquiolite?

A Bronquiolite é uma infecção viral comum no inverno, que afeta bebês menores de 2 anos de idade, geralmente menores de 6 meses.


- Quem causa a Bronquiolite?

Ela pode ser causada por diversos vírus. O mais comum chama-se Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas outros como o Influeza, Parainfluenza, Metapneumovírus, Coronavírus, Adenovírus.. entre outros, também podem causar a Bronquiolite.


- E quais são seu sintomas?

A Bronquiolite na maioria dos casos se comporta como um resfriado, com febre baixa nos primeiros dias, nariz escorrendo e tosse leve, com piora dos sintomas depois de 3 a 5 dias, e melhora em mais ou menos uma semana.

No entanto, apesar da maioria dos casos serem leves, durante os dias de piora, entre o 3o e o 5o dia, alguns bebês podem ficar com muita falta de ar e dificuldade para mamar ou se alimentar, necessitando de cuidados médicos mais intensivos.

Quanto menor o bebê, maior a chance da Bronquiolite complicar. Por isso devemos sempre ficar atentos aos sinais de alarme como dificuldade para respirar, respiração muito rápida ou tosse intensa e procurarmos o pediatra ao primeiro sinal de gravidade.


- Qual o tratamento para Bronquiolite?

Infelizmente ainda não temos um tratamento eficaz contra a Bronquiolite, por isso, as medidas feitas são para garantir uma hidratação e alimentação adequada e para aliviar os sintomas, como a lavagem nasal.


- Como prevenir a Bronquiolite?

Não existe uma vacina que proteja contra a Bronquiolite, sendo assim, o ideal é que se lave bem as mãos (dica: use álcool gel), evite lugares muito cheios, e cuide para que as visitas lavem bem as mãos antes de ter contato com seus bebês.




Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Em caso de sintomas de bronquiolite, procure um pediatria. Para mais informações, converse com seu pediatra.

579 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page