top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucas Naufel

Dicas para prevenir o câncer de mama (Outubro Rosa)

Atualizado: 2 de out. de 2018

O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença.


A mamografia é o único exame de rastreamento que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade pelo câncer de mama! Uma das barreiras para a detecção precoce do câncer de mama é o medo. Muitas mulheres têm receio do exame e demoram a procurar orientação médica para realização da mamografia.


No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização bienal da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso caso haja histórico familiar de câncer de mama ou indicação do profissional de saúde.

Quer saber como evitar o mal? Veja 5 dicas para prevenir o câncer de mama:


1 - Alimentação saudável

De acordo com o INCA, a alimentação equilibrada aumenta as chances de deixar o corpo protegido contra o câncer de mama. Abuse de frutas, cereais, verduras e feijões. Neles são encontrados vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem contra diversos tipos de câncer.


2 - Ômega 3

De acordo com um estudo chinês, publicado na revista "British Medical Journal", as pessoas que comem regularmente peixes e consequentemente ingerem Ômega-3 têm 14% a menos de terem câncer de mama.


3 - Evite o cigarro

Segundo o INCA, mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas são liberadas em todo o corpo, após cada trago do cigarro. A pausa no vício é um passo importante para a saúde da mulher.


4 - Pratique atividades físicas

Segundo a Associação Americana para Pesquisa do Câncer, mulheres que praticam atividades físicas e que estão na menopausa podem reduzir de 14% até 25% os riscos de desenvolver câncer de mama.


5 - Mantenha o peso

Em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), o INCA descobriu que combater a obesidade pode prevenir 19% dos casos de câncer.

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page