Buscar
  • Lucas Naufel

Fimose, quando é necessário operar?


Dúvidas sobre fimose são frequentes nos consultórios pediátricos. Até quando é normal? Existe tratamento? A cirurgia é necessária?



Saiba mais:


Os meninos têm uma pele que recobre e protege o pênis, chamada prepúcio. Ao nascimento, é comum que ela ainda não seja retrátil e cubra toda a glande, mas com o passar do tempo, a tendência é que isso vá se soltando.


Mas quando isso se torna um problema?


Temos duas tipos de Fimose, uma transitória e benigna (fisiológica) e a em forma de doença (patológica).


Muitas crianças tem o que se chama Fimose fisiológica, ou seja, normal da infância, que em torno de 99% das vezes melhora até os 10 anos. Nesse caso, o prepúcio recobre a glande, mas é retrátil, não causa inflamações ou dificuldades para urinar, e melhora complemente com o tempo.


A Fimose em sua forma patológica, ou seja, de doença, acontece quando o prepúcio é realmente aderido à glande. Isso geralmente ocorre por fibrose da pele devido a traumas na glande (por forçar demais para abaixar ou balanopostite), infecções e/ou inflamações.

A Fimose patológica não regride, causa irritação e sangramento da glande, dificuldade para urinar, ereção dolorosa, infecções recorrentes e retenção urinária.


E o tratamento? É preciso operar?

Não necessariamente, isso dependerá da avaliação médica individualizada feita pelo pediatra e/ou cirurgião pediátrico.


Primeiro, é necessário observar a idade da criança, pois crianças mais novas tendem a melhorar com o tempo. Depois, é preciso entender se há sintomas que indiquem que o caso se trata de uma fimose benigna ou patológica.


Além disso, antes de se pensar em cirurgia, geralmente são feitos tratamento com pomadas e manobras diárias orientadas pelo pediatra, que na grande maioria das vezes tem sucesso.


Fazendo isso, então o pediatra poderá decidir se é necessário encaminhar para cirurgia.

Em caso de dúvidas, consulte um pediatra!


Para mais informações entre em contato em um de nossos telefones, pelo Facebook ou Instagram.


Telefones para contato: 4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044

383 visualizações

(11) 4799-1444 / (11) 4799-1469 / (11) 4798-1044 / (11) 4798-1385

Rua Navajas, 365 - Centro,  Mogi das Cruzes - SP, 08710-250