Temida por muitos pais, a pneumonia é conhecida por ser um quadro grave e que necessita com frequência de internação para tratamento. Mas será que todos os casos são assim?

O que é Pneumonia?
A Pneumonia é uma infecção do pulmão, que pode ser causada tanto por vírus (maioria) como por bactérias.
Entre os vírus mais comuns estão o Influenza (causador da gripe), Vírus Sincicial Respiratório, Coronavírus, Metapneumovírus, entre outros.
Entre as bactérias as mais comuns são o Estreptococo pneumoniae, Chlamydia pneumoniae, Estafilococos aureus, entre outras, variando conforme a faixa etária.
Quem pode ter pneumonia?
Ela pode afetar pessoas de todas as idades, mas geralmente é mais grave em crianças menores e lactentes.
Como eu desconfio que meu/minha filho/filha está com pneumonia?
A Pneumonia na maioria das vezes ela se apresenta com tosse com secreção, febre e dificuldade para respirar, dependendo do vírus ou bactéria causador, e da idade do paciente. Se seu/sua filho/filha apresentar esses sintomas, deve passar por avaliação médica.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo médico a partir da história de febre associada a tosse em conjunto com o exame físico, sendo necessária a ausculta pulmonar.
O raio-x de tórax nem sempre é necessário para o diagnóstico, mas pode ajudar tanto a diagnosticar como ver a extensão do problema.
Como é feito o seu tratamento?
Quando se trata de um quadro tipicamente viral, o tratamento é feito com cuidados gerais, sem o uso de antibióticos.
Quando se apresenta um quadro bacteriano, é feito o uso de antibióticos.
A internação hospitalar nem sempre é necessária. Ela é indicada nos casos mais graves, quando a criança está com dificuldade importante para respirar e necessita de suporte ventilatório, ou em bebês muito pequenos como lactentes abaixo de 3 meses. Sendo assim, a maioria dos quadro são tratados em casa!
Como faço para impedir que meu/minha filho/filha venha a ter Pneumonia?
Medidas iguais às da Gripe como evitar mudanças bruscas de temperatura, locais com aglomeração e sempre lavar bem as mãos ajudam a evitar os casos de Pneumonia.
Além disso, a vacinação é de grande importância!
Para este fim estão indicadas as vacinas Hexavalente, Pneumocócica 13-valente e 23-valente e a vacina contra a Gripe, pois através delas a maioria dos casos de Pneumonia podem ser evitados.
Para mais informações entre em contato em um de nossos telefones, pelo Facebook ou Instagram.
Telefones para contato: 4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044
Comentarios