Saiba tudo sobre a Asma

Popularmente conhecida como Bronquite, Bronquite Asmática e Bronquite Alérgica, a Asma é uma doença comum entre crianças no mundo todo.

O que é a Asma? Ela é uma inflamação crônica das vias aéreas, causada por fatores tanto genéticos quanto ambientais.

Quais são os sintomas da Asma? A asma enquanto bem controlada não apresenta sintomas, mas se o organismo entrar em contato com algum agente desencadeante como frio, fumaça de cigarro, queimadas ou perfumes fortes (depende de cada organismo) ela pode causar crises de asma, levando a pessoa a ter chiado no peito, dificuldade para respirar, tosse, aperto no peito e aumento de secreção pulmonar. Os sintomas variam de gravidade, podendo ser leves e tratados em casa, assim como podem ser muito intensos, necessitando de internação hospitalar para suporte respiratório.

Como é feito o diagnóstico? O seu diagnóstico geralmente é clínico pela história de episódios de crises de Asma, sem necessidade de exames específicos, mas caso o médico ache necessário, poderá solicitar exames para excluir outras causas e confirmar a doença.

Como é feito o tratamento? Existem diferentes tipos de tratamento para a Asma, os de alívio imediato para tratar as crises, e os de uso contínuo, usados para evitar que estes episódios aconteçam. Além disso, medidas que visam evitar o contato com os fatores desencadeantes são muito importantes para garantir o controle da doença.Antibióticos não são necessários para o tratamento de crises, a não ser que haja uma infecção bacteriana associada.

Pacientes portadores de Asma devem fazer acompanhamento regular com o pediatra ou pneumologista para evitar crises recorrentes.

Para tirar suas dúvidas e saber mais, entre em contato conosco:

4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044 Facebook/clinicainfantilsaonicolau - Instagram/clinicainfantilsaonicolau