Você conhece a meningite?

Você conhece a Meningite?

Doença temida pela maioria dos papais e mamães, a Meningite é uma doença grave que pode afetar crianças de todas as idades e adultos.

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal.

O que causa a Meningite?

As infecções são as principais causadoras de Meningite. Dentre elas, as infecções virais são as mais comuns, no entanto, as bacterianas ganham espaço e atenção, pois é esse tipo de Meningite que causa graves danos à saude.

Quais são os sintomas?

A apresentação clássica é composta por febre, cefaleia intensa e rigidez de nuca, seguidas do popular “vômito em jato” (vômito não precedido de náusea). No entanto, em crianças essa apresentação nem sempre é tão clássica, podendo muitas vezes, por exemplo, se apresentar com febre e depois evoluir com rigidez de nuca sem vômitos, ou até mesmo apenas febre com cefaleia intensa.

Em crianças muito pequenas o diagnostico é ainda mais inespecífico, pois dificilmente é visto rigidez de nuca, mas sim irritabilidade e queda do estado geral do bebê, podendo ter também abaulamento (inchaço) da fontanela, caso ainda esteja aberta.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é baseado no tipo de Meningite, que é definido pelo exame do Liquor (exame feito no momento da suspeita da doença). Meningites virais não necessitam de tratamento específico na maioria das vezes, sendo necessário apenas medidas de suporte para aliviar a dor e desconforto. No caso da Meningite bacteriana, o paciente deve ser internado para tratamento com antibióticos injetáveis e controle da infecção.

Existem formas de evitar a Meningite Bacteriana?

Sim. A prevenção contra a Meningite Bacteriana é feita através da vacinação contra diversos agentes.

Entre elas estão a Vacina Pneumocócica 13-valente que protege contra 13 tipos do Pneumococo, a Vacina Hexavalente que protege contra o Haemophilus, Vacina contra Meningite dos tipos ACWY e a Vacina contra a Meningite B, que protegem contra o Meningococo dos tipos ACWY e B, respectivamente.

Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Em caso de dúvidas ou sintomas de Meningite, procure um pediatria. Para mais informações, converse com seu pediatra.