top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucas Naufel

Você sabe os cuidados que devem ser tomados com a Diarreia na infância?

Atualizado: 19 de jul. de 2018

Comum em bebês e crianças, a diarreia é uma causa importante de desidratação na infância, principalmente em bebês menores de 2 anos.

O que causa a diarréia em crianças?


A maioria dos quadros são infecções causadas por vírus, sendo o principal o Rotavírus.Bactérias também podem causar diarreia, principalmente após ingestão de alimentos contaminados e mal lavados, assim como parasitas. Fora as causas infecciosas, a Intolerância à Lactose e a Alergia à Proteína do Leite de Vaca também são causas de diarreia, mas geralmente de quadros mais prolongados que vírus e bactérias.

E a que as mamães e papais devem ficar atentos quando o seu filho apresentar diarreia?


A principal preocupação nos quadros de diarreia é a desidratação, pois ela pode ser grave. Ela acontece pela perda de líquidos nas fezes e pela baixa aceitação de alimentos durante o quadro. Se a criança estiver fazendo pouco xixi, ficar muito desanimada, estiver com olhos fundos, sem lágrimas e saliva, pode ser que esteja desidratada, e por isso precisará de um médico para avaliá-la.


E o que pode ser feito?


Primeiramente deve-se passar por um atendimento pediátrico, para que a causa da diarreia e a gravidade da desidratação possam ser definidos. Além disso, durante os quadros de diarreia a ingestão de líquidos deve ser melhorada, de preferência com soluções prontas para reidratação que serão prescritas pelo médico. Isso evita que a criança desidrate, pois ela repõe todos os sais e líquidos perdidos. O “soro caseiro” não é recomendado, pois sua preparação pode não conter a quantidade correta de sais necessários. O leite materno deve sempre ser continuado, pois é importante para a hidratação.Medicamentos contra vômitos e dores também podem ser usados mediante prescrição médica, assim como o uso de probióticos.

Antibióticos na maioria das vezes não são necessários para o tratamento da diarreia, a não ser nos casos bacterianos com muco e sangue nas fezes. Casos como Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca não costumam causar desidratação grave, mas necessitam de cuidados específicos na dieta.

Tem alguma maneira de evitar a diarreia?


Sim, a vacina contra o Rotavírus é realizada aos 2, 4 e 6 meses de idade, e age contra os 5 principais tipos do vírus, protegendo contra 98% dos quadros graves causados por ele. Além disso, devemos sempre lavar bem as mãos antes da preparação e ingestão de alimentos.


Este texto é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Em casos assim, converse com seu pediatria.


Telefone: 4798-1385 // 4799-1444 // 4799-1469 // 4798-1044

Endereço:  R. Navajas, 365 - Centro, Mogi das Cruzes - SP

Horario de funcionamento: 24h 


263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page